Você sabia que a obesidade mata mais que a fome no mundo e que esse também é um fenômeno que se espalha por países pobres? Você sabia que doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 3 em cada 10 mortes no mundo? Você sabia que a diabetes mata 1 em cada 10 pessoas no mundo e que de 1980 até 2014 o números de pacientes com a doença quadruplicou? Você sabia que a agropecuária é a atividade que mais polui e causa impactos ambientais ao planeta terra?

Lista de documentário sobre alimentação e sustentabilidade

Abaixo, uma lista de documentários que envolvem o tema da alimentação saudável e sustentável que vai mudar a sua maneira de pensar a alimentação.

Cowspiracy

 

Ano de lançamento: 2014 – Classificação indicativa: livre – Duração: 1h 31min

Dirigido por Kip Andersen e com produção executiva de Leonardo Di Caprio, Cowspiracy é um documentário surpreendente que revela números e fatos acerca da indústria mais destruidora do planeta e investiga por que as maiores organizações ambientais do mundo não se posicionam sobre o assunto.

A agropecuária é a principal causa de desflorestamento, maior usuária de água e poluidora da globo terrestre. A atividade é também a maior responsável pela emissão de gases do efeito estufa, alcançando a inacreditável marca de 51% dos gases contra 13% emitidos por todo o setor de transportes (marítimo, aéreo e terrestre juntos). É também o grande motor de destruição das florestas tropicais, extinção de espécies e habitats, erosão, poluição oceânica e praticamente todos os males ambientais.

À medida que Andersen se aproxima de líderes ambientais, vai entendendo que parece existir uma recusa intencional em discustir com a agropecuária, ao mesmo tempo em que delatores e especialisas da indústria o avisam dos grandes riscos a sua liberdade e até mesmo sua vida, caso tente levar o documentário em diante.

Site oficial http://www.cowspiracy.com// Disponível no Netflix

GMO OMG

 

Ano de lançamento: 2014 – Classificação indicativa: 10 anos – Duração: 1h 24min

Dirigido por Jeremy Seifert, este documentário segue a busca de um pai para responder a pergunta “Com o que alimentamos nossas famílias?” e avalia os riscos dos organismos geneticamente modificados.

Site oficial http://www.gmofilm.com – Disponível no Netflix

Fed Up

 

Ano de lançamento: 2014 – Classificação indicativa: 10 anos – Duração: 1h 35min

Este documentário revelador investiga as causas indiretas da obesidade infantil, que tem se tornado um problema médico cada vez mais grave nos EUA. O filme foi indicado ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance. Estrelando: Katie Couric. Direção: Stephanie Soechtig

Site oficial http://fedupmovie.com – Disponível no Netflix – Acima uma versão do trailer com legendas em português que está disponível no youtube.

Forks Over Knives

 

Ano de lançamento: 2011 – Classificação indicativa: Livre – Duração: 1h 36min

De acordo com a pesquisa de dois bromatologistas, a popularidade da comida processada levou a uma epidemia de obesidade, diabetes e outras doenças. Dirigido por Lee Fulkerson. Acima uma versão do trailer com legendas em português que está disponível no youtube.

Site oficial http://www.forksoverknives.com – Disponível no Netflix

Sustentável (Sustainable)

 

Ano de lançamento: 2016 – Classificação indicativa: Livre – Duração: 1h 36min

Uma investigação vital da instabilidade econômica e ambiental do sistema alimentar dos Estados Unidos, das questões agrícolas que enfrentamos – perda de solo, esgotamento da água, mudanças climáticas, uso de pesticidas – para a comunidade de líderes que estão determinados a resolver a questão. Sustainable é um filme sobre a terra, as pessoas que trabalham e o que deve ser feito para garanti-la para as gerações futuras.

Site oficial http://sustainablefoodfilm.com – Disponível no Netflix

Muito Além do Peso

 

Ano de lançamento: 2012 – Classificação indicativa: livre – Duração: 1h 23min

Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Site oficial http://www.muitoalemdopeso.com.br/ – Disponível no Netflix

O Veneno Está Na Mesa

 

Ano de lançamento: 2011 – Classificação indicativa: livre – Duração: 48min

O filme vem mostrar como estamos nos alimentando mal por conta de um modelo agrário baseado no agronegócio. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para toda a população do campo e das cidades, que consomem os produtos agrícolas com agrotóxicos. Dirigido por Silvio Tendler.

Site oficial http://www.caliban.com.br/ – Disponível no Youtube

O Veneno Está Na Mesa II

 

Ano de lançamento: 2014 – Classificação indicativa: livre – Duração: 1h 10min

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Dirigido por Silvio Tendler.

Site oficial http://www.caliban.com.br/ – Disponível no Youtube

Nascentes Também Morrem

 

Ano de lançamento: 2017 – Classificação indicativa: livre – Duração: 16min

As nascentes de água mineral no Brasil estão secando e a maioria das que restam está contaminada. Precisamos agir rápido e a favor da natureza, pois a água é um bem natural e de todos. Só depende de nós. Dirigido por David Obadia.

Site oficial http://www.digi2.com.br/ – Disponível no Youtube

Food Inc

 

Ano de lançamento: 2008 – Classificação indicativa: livre – Duração: 1h 34min

O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação. O filme também aborda o fato de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes. Dirigido por Robert Kenner.

Site oficial http://www.takepart.com/foodinc/

Food Choices

 

Ano de lançamento: 2016 – Classificação indicativa: 12 anos – Duração: 1h 31min

Junte-se ao premiado cineasta Michal Siewierski em sua viagem de três anos para expor a verdade sobre nossas escolhas alimentares. Este documentário inovador explora o impacto que as escolhas dos alimentos têm sobre a saúde das pessoas, a saúde do nosso planeta e sobre as vidas de outros seres vivos. Discute também vários equívocos sobre alimentos e dieta, oferecendo uma nova perspectiva única sobre estas questões. O filme apresenta entrevistas com 28 especialistas de renome mundial, incluindo Dr. T Colin Campbell, Joe Cruz, Dr. John McDougall, Capitan Paul Watson, Dr. Pam Popper, Dr. Michael Greger, Rich Roll, Dr. Richard Oppenlander, Dr. Toni Bark E vários outros. Este filme certamente vai mudar a maneira como você olha para a comida em seu prato.

Site oficial http://www.foodchoicesmovie.com/ Disponível no Netflix

Milk?

 

Ano de lançamento: 2012 – Classificação indicativa: 10 anos – Duração: 1h 04min

Um homem curioso começa a desvendar muitos fatos sobre o leite e descobre muito sobre a crescente controvérsia em torno deste alimento. Ao longo da jornada, ele conversa com vários médicos, cientistas, nutricionistas e especialistas. O leite e os laticínios são um alimento tão presente na dieta diária da população que o seu real valor para a nossa saúde seria inquestionável. Seria mesmo? Direção: Sebastian Howard

Site oficial http://www.milkthedocumentaryfilm.com/ 

Bottled Life

 

Ano de lançamento: 2012 – Classificação indicativa: livre – Duração: 1h 30min

Você sabe como transformar a água em um negócio de bilhões de dólares? Na Suíça, há uma empresa que desenvolveu a arte com perfeição: a Nestlé. Eles dominam o mercado global de água engarrafada. O jornalista suíço Res Gehringer resolveu investigar esse fenômeno gerador de dinheiro mas a Nestlé se recusou a cooperar, sob o pretexto de que era “o filme errado na hora errada”, então Gehringer partiu em uma viagem para apurar a história nos EUA, Nigéria e Paquistão. Sua viagem pelo mundo da água engarrafada nos revelas os esquemas e as estratégias da empresa de alimentos e bebidas mais poderosa de nosso planeta.

Site oficial http://www.bottledlifefilm.com/ – Disponível no Netflix

Milk Documentary

 

Ano de lançamento: 2015 – Classificação indicativa: 10 anos – Duração: 1h 28min

Você conhece de fato o leite? Este é um documentário que ousou questionar os benefícios publicitários da saúde do leite e laticínios. Uma garota parte para descobrir o que realmente tem de errado com o leite e é posta pra fora a chutes do Departamento de Agricultura americano, simplesmente por fazer as perguntas erradas. Entre mitos, verdades e meio-termos, o filme é uma exposição humorística, porém chocante, que provoca um pensamento sério sobre esse hábito cotidiano. Dirigido e produzido por Shira Lane.

Site oficial http://www.milkthedocumentaryfilm.com/ 

Fat Sick & Nearly Dead

 

Ano de lançamento: 2014 – Classificação indicativa: 12 anos – Duração: 1h 37min

Com sobrepeso, carregado de esteróides e sofrendo de uma doença auto-imune debilitante, Joe Cross estava com a corda no pescoço com poucas esperanças. Já com os médicos e a medicina convencional incapazes de ajudar, Joe trocou a junk food e pegou a estrada com um juicer, prometendo apenas beber frutas frescas e suco de vegetais por 60 dias. Ao longo das 3.000 milhas, Joe tinha um objetivo em mente: Largar os medicamentos e alcançar um estilo de vida equilibrado.

Site oficial http://www.fatsickandnearlydead.com/ – Disponível no Netflix

Fat Sick & Nearly Dead 2

 

Ano de lançamento: 2014 – Classificação indicativa: 12 anos – Duração: 1h 29min

Com sobrepeso, carregado de esteróides e sofrendo de uma doença auto-imune debilitante, Joe Cross estava com a corda no pescoço com poucas esperanças. Já com os médicos e a medicina convencional incapazes de ajudar, Joe trocou a junk food e pegou a estrada com um juicer, prometendo apenas beber frutas frescas e suco de vegetais por 60 dias. Ao longo das 3.000 milhas, Joe tinha um objetivo em mente: Largar os medicamentos e alcançar um estilo de vida equilibrado.

Site oficial http://www.fatsickandnearlydead2.com/ – Disponível no Netflix

Food Matters

 

Ano de lançamento: 2008 – Classificação indicativa: livre – Duração: 1h 17min

Este filme apresenta um duro olhar sobre como os alimentos que ingerimos estão nos ajudando ou prejudicando e o que podemos fazer para viver (e comer) melhor. Diretores: James Colquhoun, Carlo Ledesma

Site oficial http://www.foodmatters.com – Disponível no Netflix Acima uma versão do trailer com legendas em português que está disponível no youtube.

Terráqueos (Earthlings)

 

Ano de lançamento: 2005 – Classificação indicativa: 16 anos – Duração: 1h 25min

O filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo. Apresenta bastidores das lojas de animais, das fábricas de filhotes e dos abrigos para animais, assim como das fazendas industriais, do comércio de peles e de couro, das indústrias da diversão e esportes, e finalmente, do uso médico e científico. Utiliza-se de câmeras escondidas para detalhar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, todas visando o lucro com a exploração dos animais. Escrito, produzido e dirigido por Shaun Monson e co-produzido por Persia White.

Site oficial http://http://www.terraqueos.org/ – Disponível no Youtube

Referências Bibliográficas

http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204871/1/9789241565257_eng.pdf

http://thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(14)60460-8/abstract

http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs311/en/

http://www.telegraph.co.uk/news/health/news/9742960/Obesity-killing-three-times-as-many-as-malnutrition.html