Seguindo bravamente na contramão do crescimento exponencial da utilização de agrotóxicos no Brasil, país que hoje ocupa o posto de maior consumidor de veneno agrícola no mundo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desenvolveu uma campanha de conscientização sobre a necessidade da ingestão de alimentos orgânicos.

No entanto, o vídeo e os impressos cheios de alimentos coloridos e vistosos quase não foram vistos circulando pela web, televisão ou qualquer outra mídia. Até mesmo o site da campanha não encontra-se mais disponível e por isso resolvermos transcrever abaixo todo todo o texto do folder que pode ser baixado aqui:

Alimentos Orgânicos

Dê alimentos orgânicos para seus filhos. Seus netos agradecem.

Para manter o corpo em equilíbrio e a saúde em dia é fundamental uma alimentação melhor. Por isso, você precisa conhecer os alimentos orgânicos. São frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes produzidos com respeito ao meio ambiente e sem utilizar substâncias que possam colocar em risco a saúde dos produtores e consumidores. O resultado são produtos de melhor qualidade, mais nutritivos, que certamente trarão mais saúde para a sua família e para todo o planeta.

O que são alimentos orgânicos

São alimentos obtidos em sistema de producão onde não são utilizados fertilizantes sintéticos, solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Isso significa que são mais seguros para o consumo.

Também são características fundamentais na produção orgânica as responsabilidades social e ambiental. Os sistemas orgânicos de produção têm como base os princípios agroecológicos que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdício desses elementos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

As propriedades orgânicas buscam diversificar e integrar a produção de espécies vegetais e animais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados e que ajudem a manter a biodiversidade.

Prefira alimentos orgânicos

O alimento orgânico, de origem animal ou vegetal, é mais saudável, tem mais sabor e pode estar bem perto de você.

Pesquisas indicam que o alimento orgânico tem maior diversidade de vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para a sua saúde, como a vitamina C, por exemplo. Isso deve-se ao manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais onde o equilíbrio nutricional do sistema produtivo e o bem-estar dos animais ajudam a gerar produtos mais saudáveis.

Na gastronomia, suas características conferem melhor sabor e realçam o aroma das receitas. A introdução de produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar seus pratos e marcar uma posição de responsabilidade desses estabelecimentos com o desenvolvimento sustentável.

Consumo responsável.

Os produtos orgânicos vêm ocupando espaços cada vez maiores nas prateleiras dos mercados. As feiras locais também são uma boa opção para se conversar com produtores e conhecer mais sobre esse modo de produção.

Ao consumir produtos orgânicos, você está contribuindo para o fortalecimento dessa grande rede de pessoas e instituições que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para gerações atuais e futuras.

Nossos hábitos de consumo influenciam diretamente sobre como serão produzidos os nossos alimentos. Cabe aos consumidores valorizar e, assim, garantir que aumentem o número de produtores que têm responsabilidades social e ambiental.

O consumidor responsável deve considerar e valorizar, no ato da compra, os produtos da estação, aqueles que fortalecem os produtores locais e os que têm processo de produção e embalagem que agridem menos o meio ambiente.

Missão Mapa

Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira.

Informações

Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo – SDC
Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade – DEPROS
Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável – CGDS
Coordenação de Agroecologia – COAGRE

Esplanada dos Ministério, bloco D, 1º andar, sala 152B.
Telefones (61) 3218-2413 / 3277
Email: organicos@agricultura.gov.br